segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Cardápio: risoto de palmito com vinhos e cervejas catarinenses

Por Vanessa A J Floriani

Recentemente recebemos um convite de um casal de amigos para jantar com eles dia 31 de dezembro, o cardápio!? risoto de palmito... E nós ficamos com a missão de escolher as bebidas para harmonizar com o cardápio.

Risoto combina e muito com um bom espumante brut, então escolhemos 3 espumantes com preço médio entre R$ 55,00 e R$ 75,00 para a harmonização:


Espumante Joaquim Branco Brut:
Produzido pela famosa vinícula da Serra Catarinense Villa Francioni. Elaborado com uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc é um espumante em que o aroma remete a frutas tropicais e cítricas, um pouco de notas florais, na boca acidez, frescor e cremosidade.

Espumante Cave Pericó Branco Brut:
Também um espumante da Serra Catarinense fresco e leve. No aroma frutas como abacaxi e pera. Uma ótima escolha não só para harmonizar com o risoto de palmito como também para brindar o Ano Novo.

Espumante Santa Augusta Branco Brut:
Produzido na região de Videira - SC pela vinícola Santa Augusta esse espumante é elaborado com as uvas pinot noir (30%) e chardonnay (70%). Uma garrafa linda que contém um espumante com aroma fino e delicado que lembra maças e peras. Na boca acidez, cremosidade e retrogosto frutado.

Risoto de palmito e Reveillon não combinam só com um bom espumante, combinam também com os vinhos da Serra Catarinense. Para a harmonização desse Reveillon aqui vão 3 opções de vinho Rosé das mesmas vinícolas que escolhemos os espumantes:



Vinho Joaquim Rosé:
Vinho da Villa Francioni elaborado com uvas cabernet sauvignon e merlot. Seu aroma lembra frutas como morangos e romã, na boca um vinho com acidez equilibrada e muito fresco, perfeito pra esses dias de calor.

Vinho Santa Augusta Rosé:
Elaborado com uvas malbec, um vinho fino e delicado cujo aroma lembra amoras, jabuticaba e rosas. Na boca um vinho frutado e leve.

Vinho Taipa Pericó:
Vinho premiado da Serra Catarinense, elaborado com uvas cabernet sauvignon (60%) e merlot (40%). No aroma amoras, morangos e um toque floral de rosas. Na boca um vinho frutado e refrescante. Um vinho com breve passagem por barricas de carvalho francês.

Nem só espumantes e vinhos harmonizam com um bom risoto, e com as excelentes cervejas que produzimos em Santa Catarina não poderíamos deixar de sugerir uma harmonização com elas... pra harmonizar com nosso risoto de palmito escolhemos 2 cervejas catarinenses premidas do estilo witbier. A acidez do palmito fica incrível com o toque cítrico da Witbier. Ai vão as escolhidas:



Cerveja Handwerk Witbier:
Uma cerveja refrescante, saborosa, condimentada e com leve toque cítrico. Elaborada com malte de cevada e trigo, leve sementes de coentro e raspas de casca de laranja bahia.

Cerveja Schornstein Witbier:
Leve e refrescante, indicada para o calor do verão. Cerveja clara e turva, com leve toque cítrico de laranja e tangerina.

Feliz Ano Novo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

5 cervejas pra curtir no Carnaval

Por Vanessa A J Floriani Feriadão de Carnaval se aproximando e vamos aproveitar a data pra incluir muita cerveja boa no cardápio. Pensan...